quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mitos da academia



 O que mais existe por aí são pessoas com dúvidas no treino e os indivíduos que se dizem saber tudo, e que sempre querem ajudar com informações que nem sempre funcionam para todos.
 Quantas vezes você já não ficou na dúvida do que realmente é verdadeiro ou não nos treinos, então prepare-se para conhecer algumas delas a seguir:

-Quanto mais você treina, mais músculos ganha: Errado! Muitas pessoas pensam assim, mas na verdade quanto mais tempo você treina, maior é o risco de perder músculos, porque além de causar um dano muito grande nas fibras musculares, um treino grande demais leva muito tempo, fazendo com que você volte a nutrir seu treino depois de um período muito longo de tempo, e isso é ruim.

-Queima de gordura localizada: Isso é um mito. Você não pode queimar  a gordura somente de uma parte do corpo, o corpo humano queima a gordura como um todo, ele nunca irá queimar gordura apenas em uma região. Infelizmente essa é a verdade sobre a queima de gordura localizada.

-Abdominais queimam a gordura da barriga: Outro mito. Os abdominais apenas fortalece o abdômen, deixando-o mais resistente e com maior força, mas não queima aquela gordurinha chata da barriga.

-Você ficará grande e forte com um mês de treino (HAHAHA): Essa é para rir! E ainda existem várias propagandas em tudo que é canto falando dessa forma. Mas se você quer ficar forte em apenas um mês, saiba que isso é impossível, a não ser claro, que você tome steroids ou algo do tipo, mas saudavelmente falando é impossível, o processo de ganho de massa muscular ou perda de peso leva muito tempo, não é algo simples e muito menos fácil. O seu corpo cresce a longo prazo, por isso é impossível ficar forte em apenas um mês, você precisa de pelo menos um ano para isso.

-Musculação retarda o crescimento: Depende. Se você começa a treinar ainda na fase de crescimento (14 a 18 anos) isso pode ocorrer, mas é muito difícil, isso só ocorre quando se treina pesado demais, mais do que o corpo aguenta, quando existe uma exaustão muito grande e seu corpo não foca no crescimento ele foca apenas em sua recuperação e seu crescimento fica para trás.

-Mulheres que treinam pesado ficam masculinizadas: Mito. Mulheres que treinam pesado nunca irão ficar masculinizadas, por mais que peguem pesado mesmo, isso só ocorre devido ao fato delas usarem o hormônio masculino mais conhecido como testosterona. Por quererem um corpo melhor mais rapidamente algumas mulheres optam pelo uso da testosterona, que tem como efeito colateral, a aparência masculina.

-Musculação não emagrece, pelo contrário, apenas engorda: Mentira cabeluda. A musculação não engorda de maneira alguma, os exercícios da musculação não só irão apenas fortalecer seus músculos, como também irão queimar calorias, devido ao esforço exigido para levantar os pesos. O único motivo para as pessoas engordarem fazendo musculação é devido a sua dieta, musculação é bom, mas não faz milagres, você tem que andar na linha com a alimentação, se extrapolar na dieta, irá engordar, não importa o que faça.

-Copiar o treino de um fisiculturista, para ficar igual ele: É um mito. Os fisiculturistas são dotados de uma genética fora do comum, eles são naturalmente mais fortes e resistentes. Eles podem fazer um treino que para você é péssimo e render ótimos resultados, ele podem fazer exercícios de forma errada e nunca se lesionarem com isso. E nem todos tem essa genética campeã, por isso é um erro copiar o treino de um fisiculturista. Ele pode não servir para você e ainda pode te causar uma lesão ou um overtraining, diminuindo seus ganhos.

-Produtos para emagrecer (termogênicos e etc.): Isso é algo psicológico. Se alguém te dá um comprimido com farinha e te disser que tomando aquilo você irá emagrecer, você vai emagrecer tomando aquilo, porque no seu psicológico aquilo funciona, mas na verdade não é o produto que funciona e sim o seu psicológico.

 Esses foram alguns dos mitos esclarecidos aqui, lembre-se que nem sempre o que te dizem ser melhor é realmente o melhor.

Atenção: O site treinonutricao.blogspot.com não se responsabiliza por nenhum dano que as informações aqui contidas possam lhe causar. Use a ajuda de um profissional especializado na área para acompanhar o seu treino e/ou nutrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário