sábado, 30 de julho de 2011

Abdômen Definido ou “Barriga Tanquinho”

 
 
 
 Já é comprovado, de 10 pessoas que fazem musculação 11 sonham em conseguir aquele abdômen definido ou o famoso tanquinho, mas a pergunta é como obtê-lo? Descubra o segredo já.

 O abdômen é composto basicamente de três partes (Parte Superior, Inferior e os Oblíquos) cada uma com a sua função especifica. A parte superior tem a função de trazer o peito até o joelho, é o musculo usado quando você levanta o peito, a parte inferior é trabalhada ao trazermos o joelho até o peito e os oblíquos são trabalhados quando inclinamos nosso tronco para o lado, você deve trabalhar estas três partes por igual.
 Não vou mentir, não é fácil conseguir um abdômen definido, exige muito esforço, dedicação e paciência, mas também não é impossível.
 Ter um abdômen definido não traz somente uma boa estética, também nos dá uma boa postura, e forçará menos a nossa coluna, pessoas que tem um abdômen fraco estão mais sujeitas a terem problemas na coluna, pois o abdômen é responsável pela estabilidade da coluna. Segue abaixo algumas dicas para obter a sua barriga tanquinho (vale para homens e mulheres):

1-      Alimentação: De todas as maneiras de conseguir um abdômen definido, a mais importante delas é a sua alimentação, mas por quê?
O abdômen tem uma capa de gordura por cima dele, então o primeiro lugar a acumular aquela gordurinha a mais será o abdômen, e isso se da ao fato de comer um pouco mais do que devia.

*Coma de 3 em 3 horas isso, acelera o metabolismo e você não passará fome correndo risco de “atacar” a geladeira e comer muito de uma vez só.
*Coma fibras, elas ajudam a trincar, regulam seu funcionamento intestinal, são leves e possuem pouca gordura, todo abdômen definido tem fibras em sua dieta.


2-      Faça Aeróbicos (de preferencia a esteira): Se você não gosta de fazer aeróbicos, acho melhor começar a mudar a sua opinião. Como eu já disse, o abdômen tem uma capa de gordura por cima dele, então você pode fazer 1.000.000 de abdominais por dia, mas de nada adianta se uma capa de gordura estiver por cima dele, a solução é simples, queime essa capa de gordura, como? Fazendo aeróbicos, o único jeito de queimar gordura são os aeróbicos, não existe aquela história de queimar gordura localizada, o corpo queima a gordura como um todo e não em lugares específicos, e tente dar preferencia a esteira pelo fato de você ter que estar de pé para executa-lo, isso deixará o seu abdômen contraído a maior parte do exercício.

 

3-      Faça Abdominais: É claro que para conseguir trincar a barriga você precisa fazer abdominais, isso é fato, comece com aquele clássico abdominal no solo (como demonstrado na imagem acima) deite-se com os joelhos contraídos, o lombar sempre bem apoiado no chão, coloque as mãos por trás da cabeça e suba sem tirar o lombar do chão, é um movimento curtinho mesmo, isso equivale a uma repetição, faça 3 séries de 15 repetições inicialmente, aumente o numero de repetições e/ou faça 4 séries conforme ganhar condicionamento.

 

4-      Descanse seu abdômen: O abdômen é um musculo como outro qualquer e ele cresce (ou define se preferir) enquanto descansa. Treinar o abdômen todo dia é um erro, ele precisa descansar, treine-o 2 ou 3 vezes na semana e está bom demais, algumas pessoas treinam apenas uma vez na semana e tem um abdômen digno de respeito, quanto mais intenso for seu treino de abdômen mais descanso ele irá precisar.


5-      Beba água (cerca de 2 litros por dia): A água é de vital importância para nossos músculos e com o abdômen não é diferente, afinal somos compostos de 70% a 75% de água, ela nos mantém hidratado e sacia a fome, quando não bebemos água nosso metabolismo desacelera, e metabolismo lento é sinônimo de gordura a mais no abdômen.


6-     Postura: Por incrível que pareça a postura contribui bastante para o desaparecimento de pneuzinhos e um abdômen mais definido, uma má postura além de ser ruim para a coluna pode desvalorizar a sua barriga, postura ereta sempre, nada de corcunda não, ombro ereto, porém relaxados, barriga pra dentro e peito pra fora.

 São apenas 6 passos principais para conseguir o seu abdômen definido, se você seguir estes passos a risca, com certeza você verá os resultados aparecerem em 2 ou 3 meses.
Lembre-se: Faça abdominais e deixe o musculo descansar, alimente-se de forma correta, faça aeróbicos, beba água e não se esqueça da boa postura.

No próximo post, trarei aqui um treino de abdômen para iniciantes, intermediários e avançados, com algumas variações e explicarei o porquê de cada exercício.

Atenção: O site treinonutricao.blogspot.com não se responsabiliza por nenhum dano que as informações aqui contidas possam lhe causar. Use a ajuda de um profissional especializado na área para acompanhar o seu treino e/ou nutrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário